terça-feira, 28 de outubro de 2008

42 países sabem, nós não!

Há muitas feiras e eventos de automóveis antigos em todo o planeta, algumas verdadeiramente fantásticas. Vez ou outra, nos deparamos nas ruas com veículos que jamais vimos antes.
Ainda assim, nada se compara a Cuba!
Um país praticamente "dominado" por carros antigos é o lugar ideal para os admiradores desse segmento de (acho que podemos dizer) arte...

Sim, o automóvel gera e sempre gerou fascínio, principalmente, penso eu, para aqueles que na infância tinham o carrinho como brinquedo favorito ou se enchiam de emoção ao entrar no Jipe do tio, na Veraneio do pai ou ainda da Rural do avô! Ou ainda, para aqueles tantos de garotos e garotas que ficam vidrados nas janelas dos ônibus observando os carros passarem e sonhando em um dia ter um.
Paixão emocionante de meninos e meninas pelo mundo afora. Para esses e para tantos outros que querem experimentar o diferente, Cuba é verdadeiramente fantástica.
Caminhar pelas ruas de todas as cidades cubanas e se deparar com ruas repletas de veículos da década de 1950, é algo incrível!

Para os que acham que após o embargo norte-americano não houve nenhuma novidade na importação de veículos, ledo engano!
Veículos das décadas de 1980, 1990 e 2000, da Romênia, da Rússia, da Coréia do Norte e de tantos outros cantos do mundo que eu nem sei, fez com que eu me sentisse num verdadeiro cenário dos sonhos de qualquer criança...
Carros modernos?
Há vários!
Eu mesmo fiquei surpreso quando passou por mim um jipe da Mitsubishi, outro carrão da Audi, alguns Mercedes lindos e por ai vai.
Ou seja, carros de todos os tipos e gostos...
Aliás, os carros destinados para locação são moderníssimos! Mas a cor de placa é diferenciada, portanto, esses veículos “modernos” que vi em montes, estavam sendo sim, utilizados pela população cubana! E a informação que tive é que são vendidos por preços bastante atrativos.
Ah, se não fosse o oceano!
Outros antigos, chamados por eles de “maquinas” funcionam como espécie uma espécie de lotação com preços extremamente modestos. Outros antigos são utilizados em passeios com os turistas.
Assim, para aqueles que acham, que os veículos antigos estão caindo aos pedaços, comentem outro erro gravíssimo na percepção do que é Cuba.
Aliás, os primeiros veículos que eu vi na saída do aeroporto em Havana, eram verdadeiros possantes.
Inteiros, lindos, tinindo, impecáveis!
Infelizmente não tirei foto de tudo! O objetivo da viagem nem era esse. Mas poderia ter sido.
Há também aqueles que estão no que eu chamaria de estado básico avançado! Ou seja, sem grandes reformas, mas funcionando perfeitamente!
E claro, há também, alguns bem mal tratados, mas rodando! Em compensação, não vi nada parado, nem abandonado por lá não!
E essa feiúra que me refiro, é mais um mal trato de funilaria, de estética, de coisas desse tipo. De falta de atenção, de falta de grana e peças etc...
Afinal, não é à toa que os mecânicos cubanos são considerados os melhores do mundo!
Em que lugar do mundo você veículos de 60 anos de idade fazendo viagens e rodando diariamente?

Mas, tirando toda essa tal de “obrigatoriedade” que todo apaixonado por carros e motos antigas deveria ter de ir visitar Cuba, o que me chamou a atenção foi ver os veículos da Gurgel rodando por lá!
Isso mesmo! A nossa querida Gurgel exportou para Cuba!
E nem achem que o Sr. Amaral Gurgel era adepto do socialismo, muito pelo contrário, aliás.
A surpresa se deve ao fato que nós brasileiros sequer sabemos que a Gurgel exportou seus veículos para nada menos que 42 países!
Isso mesmo: 42!
Pra onde foram?
Para a América Latina, principalmente América Central. E também para outros continentes como a Ásia, o norte da África e um ou outro país europeu.
Consegui tirar fotos de alguns, conversar com alguns proprietários etc. Ao total, vi 4, todos modelo X12. Nem todos cubanos sabiam da nacionalidade da Gurgel. Mas isso é o de menos.
















Alguns dos veículos exportados na década de 1980 do Brasil para Cuba. Na foto da esquerda, um Gurgel X12 em Santiago de Cuba. Na foto da direita, eu, Fábio Evangelista e um Gurgel X12 em Havana, Cuba.


Se nós sequer sabemos que a brasileira Gurgel exportou para 42 países, porque eles deveriam saber, né?!
E se você, também acha que a Gurgel faliu por incompetência própria, sabia que infelizmente não foi assim. Seria até menos triste, se assim fosse.
A Gurgel Motores S.A., pasme, foi aniquilada pelos nossos governantes, que estavam bastante empenhados em proteger os interesses das multinacionais automobilísticas, como Fiat, Volks, GM, Ford e até mesmo da Lada...
Afinal, você tem que concordar comigo, né? Como pode um país como o Brasil ter a ousadia de exportar carros para 42 países?
Um verdadeiro absurdo!
Um país com tantas terras tem que cumprir a sua função mundial de mero exportador agrícola.
Mas essa história são outros quinhentos...
Para quem se interessou sobre a história da Gurgel, recomendo o recém lançado livro:
Gurgel, um brasileiro de fibra. Lelis Caldeira, Editora Alaúde, 2008.
Boa viagem para Cuba! Curta o son, os puros, havana vieja e todos os outros milhões de encantos que a ilha de Fidel nos permite ter...
Fui para lá entre os meses de novembro e dezembro de 2006.

Um comentário:

  1. Fantástico Skinhead! Curti seu blog e a máteria. Mas você sabe que eu prefiro o Lobini ao Gurgel, não??? Hahahah!

    Abração do seu BRÓDER!

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